
Ouça este conteúdo
O corpo do papa Francisco, carregado em procissão nos ombros dos sediários papais e escoltado pela Guarda Suíça, chegou na madrugada desta quarta-feira (23) à Basílica de São Pedro, onde os fiéis poderão deixar suas últimas homenagens e se despedir do pontífice até a próxima sexta-feira (25).
Milhares de pessoas aguardaram por horas pela abertura da basílica para dar o último adeus ao papa. O acesso começou a ser permitido às 11h (horário local, 6h de Brasília).
A basílica permanecerá aberta nesta quarta-feira até meia-noite e reabrirá amanhã às 7h (2h de Brasília) para fechar no mesmo horário do dia anterior, enquanto na sexta-feira a visitação será encerrada às 19h (14h de Brasília), para dar início ao rito de fechamento do caixão.
Longas filas começaram a se formar no início da manhã esperando a abertura da basílica, e muitos conseguiram acompanhar o traslado do caixão da capela da Casa Santa Marta, residência de Francisco, até a Praça São Pedro.
Os fiéis só foram autorizados a entrar depois que cardeais, bispos e funcionários do Vaticano se despediram do papa.
O caixão foi colocado em frente ao túmulo de São Pedro, em frente ao imponente Baldaquino de São Pedro, e a área foi isolada para que as pessoas pudessem ficar a uma certa distância.
O caixão contendo os restos mortais de Francisco foi levado em procissão pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protomártires Romanos, cruzou o Arco dos Sinos, saiu na Praça São Pedro e entrou na Basílica do Vaticano pela porta central.
À frente do caixão estavam os cardeais presentes em Roma, cercados pelas pessoas mais próximas do pontífice, seus secretários e assistentes.
O camerlengo da Igreja Católica, o cardeal Kevin Farrell, presidirá o rito de selamento do caixão do Papa Francisco na sexta-feira (25), às 20h (15h de Brasília).
Veja imagens do traslado






VEJA TAMBÉM:




