
O presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou nesta terça-feira (24) que não retomará relações diplomáticas "com o governo de Alvaro Uribe, enquanto não esclarecer o bombardeio sem precedentes realizado sobre nosso território" contra um grupo das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
"Com o povo colombiano temos boas relações", afirmou Correa numa entrevista concedida ao canal 9 de Assunção, durante seu último dia de visita ao Paraguai.
Corre disse que Uribe ofereceu desculpas por ocasião da cúpula de dirigentes do Grupo do Rio, realizada em Santo Domingo, na República Dominicana, "mas não respondeu a todas as exigências do Equador", acrescentou.
Ao referir-se às eleições equatorianas, marcadas para 26 de abril, qualificou seu adversário eleitoral, Lucio Gutiérrez, como "o capitão mentira", supostamente porque "é um político medíocre que, apesar disso, acredita que dizendo mentiras pode conquistar votos".
"Na verdade, minha candidatura para a reeleição tem o apoio de 76% do público e a intenção de voto é de 54%. Busco o poder para servir, para construir a revolução cidadã", afirmou.
Ele antecipou que "quando deixar a atividade política, espero voltar para a atividade acadêmica. Na academia, não dizer a verdade é pecado; na política dizer a verdade é pecado".
Na segunda-feira, quando chegou ao país, Correa assinou quatro convênios de cooperação bilateral com seu colega paraguaio Fernando Lugo "a quem dou meu apoio, mas não posso fazer recomendações porque isso seria intromissão em assuntos internos de outro país".
Antes de voltar a Quito, Correa viajou para o sul do Paraguai, para áreas do Departamento de Itapúa, visitando lugares turísticos. As informações são da Associated Press.



