Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
México

Crematório abandonado é encontrado em Acapulco

Após denúncia de vizinhos, forças de segurança do país descobriram 60 corpos em estado de decomposição em local fechado há um ano

Corpos encontrados no necrotério estão embalsamados e são de homens, mulheres e crianças | Francisca Meza/Efe
Corpos encontrados no necrotério estão embalsamados e são de homens, mulheres e crianças (Foto: Francisca Meza/Efe)

A procuradoria do estado de Guerrero, no México, disse ontem que a descoberta de "60 corpos" em um crematório abandonado no porto de Acapulco pode dever-se a uma "fraude" dos responsáveis do local por "não ter cremado os corpos", que estavam "perfeitamente embalsamados".

Os corpos, que estavam "preparados para sua cremação", serão submetidos a "estudos de antropologia legista, genética, criminalística de campo, fotografia legista, medicina legista e odontologia legista", indicou a procuradoria em comunicado.

Estes testes permitirão estabelecer "a causa legal da morte", assim como "a data e hora provável de sua morte", afirma o comunicado, segundo o qual entre os corpos havia "mulheres, homens e crianças".

A procuradoria informou também que abriu uma investigação "contra quem seja responsável pela possível comissão dos delitos contra o respeito aos corpos ou restos humanos, e contra as normas de inumação e exumação".

O comunicado detalha que a presidente da Associação de Funerárias de Guerrero e os responsáveis das funerárias de Acapulco declararam às autoridades que o crematório, propriedade de Guillermo Estua Zardain, estava "fechado há um ano por falência ou fraude".

A procuradoria disse que pediu às funerárias os contratos realizados com o crematório, assim como os expedientes das pessoas que receberam de 2013 até hoje "para determinar o tipo de pessoa, sexo, nome e possa realizar-se a identificação e a comparação genética".

Os corpos foram achados na noite da quinta-feira no crematório situado na estrada Cayaco-Puerto Marqués, perto da área residencial Diamante, após uma denúncia dos vizinhos, que sentiram o forte odor produzido pelos corpos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.