Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
refugiados

Criança imigrante morre e outros 13 ficam desaparecidos na costa grega

Naufrágio ocorreu após violentas marés na região da ilha de Lesbos. Um segundo grupo de 40 pessoas que vinha da Turquia conseguiu chegar ao local a salvo

Grande parte dos refugiados têm enfrentado a travessia da Turquia à Grécia a bordo de precários barcos infláveis. | UMIT BEKTAS/REUTERS
Grande parte dos refugiados têm enfrentado a travessia da Turquia à Grécia a bordo de precários barcos infláveis. (Foto: UMIT BEKTAS/REUTERS)

Uma menina que teria cinco anos de idade morreu neste sábado (19) após o naufrágio do barco em que estava, após violentas marés perto da ilha de Lesbos, na Grécia, disse a guarda-costeira do país. Outros 13 imigrantes estão desaparecidos.

Um segundo grupo de 40 pessoas exaustas alcançou a ilha a bordo de um pequeno barco, após uma traumática travessia a partir da Turquia. Eles remaram 10 quilômetros ao longo da noite depois que o motor da embarcação quebrou.

“Quando estava no mar... Eu não tinha nenhuma esperança... Eu disse: estou morto agora mesmo, ninguém pode me ajudar”, disse Mohammed Reza, de 18 anos, depois de ter sido retirado do barco por voluntários estrangeiros.

Centenas de milhares de refugiados, a maioria sírios, têm enfrentado corajosamente a curta, mas perigosa travessia da Turquia para as ilhas do leste da Grécia este ano, sobretudo em barcos infláveis precários e superlotados.

Reza, que fugiu do Afeganistão e deixou o restante da família no Irã, disse à Reuters TV: “A água se misturou ao combustível... E estávamos no mar há cerca de sete ou oito horas sem nenhuma água ou qualquer comida.”

Ele disse que as guardas-costeiras grega e turca não ajudaram o grupo de homens, mulheres e crianças.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.