Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Argentina

Cristina Kirchner desiste de disputar cargos, mas seu filho será candidato

Presidente argentina diz que sairá da vida pública após 26 anos

Cristina Kirchner anunciou saída da política. | David Fernández/EFE
Cristina Kirchner anunciou saída da política. (Foto: David Fernández/EFE)

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, não se candidatará a nenhum cargo nas eleições deste ano. Havia expectativa de que ela disputasse o posto de deputada no Mercosul, função que é eleita por voto popular no país.

Seu filho Máximo Kirchner, 38, será candidato a deputado pela província de Santa Cruz, na região da Patagônia. Será a estreia dele em eleições.

A confirmação de que Cristina não participará das eleições só foi revelada à 0h de domingo, quando terminou o prazo para que os partidos entregassem as listas de candidatos.

Cristina, 62, deixará o serviço público após 26 anos, nos quais foi deputada provincial e federal e presidente por dois mandatos. Ela deixa o comando do país em 10 de dezembro deste ano e seu futuro segue uma incógnita.

Em um discurso na TV, exibido no sábado, a presidente sugeriu que tentará manter sua influência. “Quero dizer a vocês que do lugar onde estarei, sempre estarei junto a vocês, em todos os momentos, e mais ainda nos momentos difíceis”, despediu-se.

No pronunciamento, que durou meia hora, Cristina criticou a imprensa e disse que está sofrendo um ataque midiático. Ela comparou as críticas ao bombardeio à Praça de Maio, que culminou com o golpe militar que destituiu da presidência Juan Domingo Perón, em 1955.

“Há bases midiáticas instaladas no continente dispostas a bombardear todos os dias os processos e projetos populares”, disse a presidente.

Nas pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial, marcada para 25 de outubro, Daniel Scioli, governador da província de Buenos Aires e o prefeito de Buenos Aires, Maurício Macri, de direita, aparecem na frente, mas tecnicamente empatados.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.