• Carregando...
Jadranka Kosor, a nova premiê da Croácia, dá entrevista nesta sexta-feira (3) | AFP
Jadranka Kosor, a nova premiê da Croácia, dá entrevista nesta sexta-feira (3)| Foto: AFP

O presidente da Croácia, Stipe Mesic, nomeou nesta sexta-feira (3) Jadranka Kosor como nova premiê do país balcânico, depois da inesperada renúncia do conservador Ivo Sanader dois dias antes.

É a primeira vez que uma mulher ocupa o cargo de primeiro-ministro no país.

Kosor, uma ex-jornalista de 56 anos, é vice-presidente do governo e também do partido governista União Democrática Croata (HDZ), além de Ministra da Família.

Kosor "provou que tem a maioria necessária (no parlamento), (...) então hoje eu dou a ela o mandato para formar um novo governo", disse Mesic à imprensa.

Agora, ela tem um prazo de 30 dias para aprovar seu gabinete.

Renúncia

Sanader, que era cotado para disputar a presidência do país, decidiu deixar o cargo e garantiu que iria abandonar a "política ativa".

O político de 56 anos, à frente do governo croata havia seis anos, disse, em entrevista coletiva em Zagreb, que também deixa a presidência da governante União Democrática Croata (HDZ).

O premiê da Croácia, Ivo Sanader, durante entrevista na quarta-feira (1) em Zagreb. (Foto: Reuters) Sua renúncia ocorreu em meio a recentes tensões entre a Croácia e a Eslovênia, devido a um conflito territorial não resolvido que adiou a entrada desta ex-república iugoslava na União Europeia (UE), prevista para 2010.

"Não apresentarei nenhuma candidatura para presidente da República. Retiro-me da política ativa", disse Sanader, de 56 anos, e acrescentou que tomou sua decisão "após uma longa reflexão".

Ele descartou ter renunciado por doença ou a impossibilidade de enfrentar a crise econômica que o país enfrenta.

"Graças a Deus, não estou doente", disse, acrescentando que nunca temeu desafios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]