Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
aviação

Cuba aprova voos para mais nove cidades dos EUA

Estatal cubana de turismo Havanatur Celimar disse ter incluído as cidades de Tampa, Fort Lauderdale, Baltimore, Chicago, Atlanta, Nova Orleans, Dallas, Houston e San Juan (Porto Rico) na lista de destinos autorizados para voos fretados

As viagens aéreas entre EUA e Cuba ficarão mais fáceis com a abertura de voos fretados de mais nove cidades norte-americanas para a ilha, graças a uma decisão anunciada na sexta-feira por autoridades cubanas.

A estatal cubana de turismo Havanatur Celimar disse ter incluído as cidades de Tampa, Fort Lauderdale, Baltimore, Chicago, Atlanta, Nova Orleans, Dallas, Houston e San Juan (Porto Rico) na lista de destinos autorizados para voos fretados.

Aproveitando um recente abrandamento nas restrições de viagens a Cuba por parte dos EUA, Havana se prepara para aumentar o fluxo de visitantes vindos do país vizinho -- seu tradicional inimigo ideológico.

Washington não permite voos comerciais regulares para a ilha, mas autorizou que cubano-americanos visitem sua nação de origem, e também que os norte-americanos em geral façam viagens com motivos religiosos, acadêmicos e para alguns outros fins.

A Havana Celimar detém o monopólio no lado cubano dos voos fretados para os EUA, e já recebe visitantes em aviões oriundos de Miami, Nova York e Los Angeles.

O número de cidadãos dos EUA em visita a Cuba cresceu 20 por cento no ano passado, chegando a 63 mil, segundo estatísticas cubanas. Além disso, 350 mil cubano-americanos estiveram na ilha em 2010, depois de o governo Obama suspender todas as restrições às suas viagens.

A liberalização das viagens desagradou parlamentares cubano-americanos, que apresentaram um projeto de lei recriando restrições impostas no governo de George W. Bush -- quando os cubano-americano só podiam visitar a ilha uma vez a cada três anos, e não havia exceções para a ida de norte-americanos de outras origens.

Esses parlamentares argumentam que o governo Obama está colaborando com o regime comunista cubano, enquanto a Casa Branca argumenta que a intensificação dos contatos interpessoais irá contribuir para a democratização do país. O presidente Barack Obama ameaça vetar qualquer lei que reverta suas medidas.

Cuba diz ter recebido 2,53 milhões de turistas em 2010, numa lista encabeçada por Canadá (945 mil), Grã-Bretanha (174 mil) e Itália (112 mil). O turismo é uma das principais atividades econômicas e do país, resultando em 2,2 bilhões de dólares e gerando muitos empregos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.