Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Memória

Cuba dá adeus a Vilma Espín, um símbolo da revolução

Havana – Milhares de cubanos se despediram ontem de Vilma Espín, figura histórica da revolução, "heroína" do país e esposa do presidente provisório, Raúl Castro. No Memorial José Martí de Havana, Raúl Castro, vestido com seu habitual uniforme militar, foi o primeiro a deixar uma rosa vermelha diante da foto de sua esposa em companhia de Alejandro Castro Espín, um dos quatro filhos do casal. No local, ao lado de sua família, recebeu as condolências de altos funcionários do Partido Comunista e do governo de Cuba.

Na Praça da Revolução, milhares de pessoas esperavam sua vez desde começo da manhã, protegidas chapéus e sombrinhas, para passar alguns instantes em frente à fotografia de Espín, falecida na segunda-feira aos 77 anos, após muito tempo doente.

Ao lado de coroas de flores enviadas pelo líder cubano, Fidel Castro, pelo próprio Raúl Castro, e por seus filhos e netos, o retrato foi colocado em frente à bandeira cubana e em cima das condecorações recebidas por Espín durante sua carreira. Um cenário semelhante foi preparado no Salão dos Vitrais da Praça da Revolução Antonio Maceo, em Santiago de Cuba, no leste do país, onde Espín nasceu e desenvolveu parte de seu trabalho como integrante dos movimentos da revolução.

Em Havana, dois cartazes com letras em branco sobre fundo vermelho dizem: "Honra e glória à heroína da pátria, excepcional construtora de um mundo novo, mestra e guia das mulheres cubanas", e incluíam palavras de Fidel como reconhecimento a Espín no 45º aniversário da Federação de Mulheres Cubanas.

Espín, que se casou com Raúl Castro pouco depois da vitória da revolução, em 1959, foi uma das últimas representantes de uma geração de mulheres revolucionárias que marcaram a história recente de Cuba.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.