Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tratamento de saúde

Cuba libera ida de dissidente a Miami

Ariel Sigler e sua mulher, Noelia: visto por razões humanitárias | Desmond Boylan/Reuters
Ariel Sigler e sua mulher, Noelia: visto por razões humanitárias (Foto: Desmond Boylan/Reuters)

Cuba autorizou um dissidente político cadeirante a viajar para Miami, Estados Unidos, semanas depois de ter sido libertado da prisão, disse o oposicionista on­­tem. Ariel Sigler Amaya, preso numa onda de repressão a dissidentes em 2003, e posteriormente condenado a 20 anos de prisão, foi libertado em 12 de junho, quase um mês antes de o governo anunciar a libertação de outros 52 presos políticos.

Tanto Sigler quanto os demais detidos foram soltos graças à in­­tervenção da Igreja Católica junto ao regime comunista. Os Es­­tados Unidos imediatamente concederam visto a Sigler, alegando razões humanitárias. Mas o dissidente de 48 anos, extremamente magro, protestou na se­­gunda-feira pela demora do go­­verno cubano em aprovar a sua saída.

"Me ofereceram a permissão de saída, ou chamada carta branca, para emigrar," disse Sigler a jornalistas ao entrar numa reunião na Seção de Interesses (espécie de embaixada) dos Estados Uni­­dos em Havana. Ele agora aguarda os trâmites para tirar a passagem e partir.

Dos outros 52 presos políticos que Cuba prometeu libertar, 12 já se encontram na Espanha, depois que Arturo Pérez de Alejo chegou ontem a Madri.

Alejo é presidente da organização de direitos humanos Escam­­bay e fora condenado a 20 anos de prisão após ser preso em 2003.

Segundo a Comissão Cubana de Direitos Humanos e Recon­­ci­­liação Nacional – ilegal, mas tolerada pelo regime –, Alejo sofre de úlcera no estômago, trans­­torno cardiovascular e perda parcial da audição, problemas que ele não tinha antes de ser detido.

Ao chegar, Alejo afirmou que a ida ao país espanhol é um "exílio forçado", já que "não há outra alternativa". Outros oito presos políticos estão previstos para deixar Cuba nos próximos dias.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.