• Carregando...

Cuba, onde a compra de automóveis é restrita, suspendeu uma resolução que permitiu a cubanos importar veículos para substituir seus modelos antigos.

Segundo uma resolução publicada nesta quinta-feira pelo diário oficial da ilha, uma permissão vigente desde abril de 2009 foi suspensa devido a alterações na regra. Os detalhes da decisão não foram divulgados.

"Foram observadas irregularidades que não correspondem ao espírito da dita norma para a substituição de veículos adquiridos legalmente por pessoas naturais", afirmou a Gaceta Oficial em seu site na Internet.

Em Cuba, a compra de automóveis é regulada pelo Estado. Alguns profissionais, entre eles artistas, esportistas ou médicos que trabalham em países aliados como a Venezuela, podem adquirir carros após uma autorização estatal prévia.

Mas desde abril de 2009, o governo também havia autorizado que cubanos proprietários de automóveis antigos substituíssem estes carros por modelos importados, com a condição de que entregassem ao Estado o veículo anterior.

Em Cuba, só é legal a compra e venda de automóveis norte-americanos das décadas de 1940 e 1950, cujos preços podem oscilar entre 3.000 e 40.000 dólares.

Nos últimos meses, alguns cubanos compraram carros antigos para poderem se qualificar à resolução que permitiu, até agora, a importação de veículos.

Não é claro o número de veículos que foram importados desde a implementação da medida, mas nos últimos meses foi visível um número maior de automóveis modernos em contraste com os modelos velhos que circulam há décadas na ilha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]