Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Às escuras

Cuba se recupera de blecaute que deixou metade da ilha sem luz

Embora essas situações aconteçam ainda com certa frequência no país, ocorrem por intervalos de tempo regularmente curtos e não generalizados como o registrado

Cubanos sentam ao redor de um monumento iluminados por faróis de carro | Adalberto Roque/ AFP
Cubanos sentam ao redor de um monumento iluminados por faróis de carro (Foto: Adalberto Roque/ AFP)

Centenas de milhares de pessoas que ficaram sem eletricidade durante várias horas, de domingo à noite até as primeiras horas desta segunda-feira (10), na metade ocidental de Cuba por um problema no sistema nacional, tiveram o fornecimento recuperado após o blecaute mais longo dos últimos anos. Antes da meia-noite foi iniciado o restabelecimento gradual do serviço elétrico nas regiões afetadas pelo corte, que em alguns pontos foi parcial, e nesta madrugada a luz já havia retornado à capital cubana, que ficou seis horas sem eletricidade em quase todos os seus bairros.

Em uma noite de verão, muitos havaneses preferiram esperar a luz às portas de suas casas com grupos de vizinhos iluminados com velas e sentindo falta de seus ventiladores, um dos eletrodomésticos indispensáveis para os cubanos. Outros buscaram a brisa do mar e as estrelas como fonte de luz no muro da avenida Malecón, uma das principais vias da cidade, que contorna parte do litoral havanês.

A União Elétrica, empresa estatal subordinada ao Ministério da Indústria Básica, explicou no primeiro comunicado divulgado no domingo à noite pela imprensa local que a interrupção aconteceu em uma linha de transmissão de 220 mil volts entre as províncias Ciego de Ávila e Santa Clara, na região central da ilha. O problema afetou o serviço elétrico de Camagüey, no centro do país, até Pinar del Río, no extremo ocidental, segundo a companhia.

Uma segunda nota detalhou nesta segunda-feira que o sistema elétrico nacional foi normalizado às 2h30 locais (3h30 de Brasília) da madrugada. "O uso de geradores de emergência em centros vitais e a geração em 13 sistemas isolados dos lugares de geração permitiram diminuir os danos", detalhou o comunicado lido neste meio-dia durante o jornal da televisão estatal.

A União Elétrica advertiu ainda que para o horário de pico de hoje pode haver algumas afetações na zona ocidental da ilha. "Serão aplicadas as medidas de máxima regulação da demanda e serão utilizados geradores de emergência nas províncias de Villa Clara até Pinar del Río com o objetivo de minimizar as possíveis afetações à rede elétrica", indicou.

A incorporação de três unidades geradoras de 158, 100 e 300 megawatts nas usinas termoeléctricas de Cienfuegos, Santa Cruz (em Havana) e Antonio Guiteras, permitirá estabilizar as condições de operação do sistema elétrico. Segundo a companhia estatal, continuam sendo investigadas as causas do problema.

À margem da capital, o longo blecaute afetou em diferentes graus as províncias ocidentais de Pinar del Río e Matanzas, e Villa Clara e Cienfuegos, no centro do país, segundo constatou a Agência Efe em contatos telefônicos com residentes em algumas localidades dessas regiões.

Muitos cidadãos lembraram de um blecaute ocorrido em agosto de 2006, que afetou também o ocidente do país por outro problema técnico, embora na ocasião o apagão tenha durado apenas três horas e acontecido durante o dia. O incidente também trouxe à memória da população os cortes elétricos diários que a ilha sofreu durante a década de 1990, após a queda do bloco soviético, até então seu principal fornecedor de petróleo do país.

Embora essas situações aconteçam ainda com certa frequência no país, ocorrem por intervalos de tempo regularmente curtos e não generalizados como o registrado. Em 2005, o então presidente cubano, Fidel Castro, lançou o que chamou de "Revolução energética", que entrou em vigor no ano seguinte para aumentar a capacidade de geração, renovar as redes de distribuição e fomentar a economia de energia.

Em discurso no começo de 2006, o líder da revolução prometeu "uma considerável economia do país em moeda estrangeira conversível" e "sem os estorvos irritantes que causam, em todos os sentidos, os blecautes frequentes e inesperados de um sistema e uma concepção anacrônicos de fornecimento elétrico".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.