• Carregando...
O chanceler argentino, Santiago Cafiero.
O chanceler argentino, Santiago Cafiero.| Foto: EFE/Ángel Colmenares

A cúpula do Mercosul que será realizada nesta terça-feira (4) na cidade argentina de Puerto Iguazú, localizada a 18 km da área das Cataratas do Iguaçu, será a primeira desde 2019 a reunir pessoalmente os presidentes dos quatro países-membros plenos do bloco sul-americano.

Participarão da cúpula tanto o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, como seus homólogos da Argentina, Alberto Fernández; do Uruguai, Luis Lacalle Pou; e do Paraguai, Mario Abdo Benítez.

"O Mercosul volta a se reunir presencialmente, o que é algo muito potente porque durante a pandemia as reuniões foram realizadas online, o que foi menos empático e com conclusões menos contundentes", disse o chanceler argentino, Santiago Cafiero, ao inaugurar nesta segunda-feira (3) o encontro de chanceleres do bloco criado em 1991.

Já nesta terça-feira, segundo destacou Cafiero, “vamos poder contar com a presença dos quatro presidentes dos Estados-Membros pela primeira vez nos últimos quatro anos”.

“Isto é fruto do trabalho e do compromisso de cada um dos países e das equipes que aqui estão representadas”, salientou.

Na cúpula do Mercosul do final de 2019, realizada em Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, esteve ausente por problemas de saúde o então presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez (2005-2010 e 2015-2020), falecido em dezembro de 2020, nove meses após deixar o cargo.

Em 2020 e 2021, as cúpulas foram realizadas virtualmente devido à pandemia de covid-19, embora tenham contado com a participação dos líderes dos quatro países.

Já com a volta aos encontros presenciais, tanto na cúpula de Assunção (julho de 2022) quanto na de Montevidéu (dezembro de 2022), o então presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (2019-2022) se ausentou.

A cúpula desta terça-feira em Puerto Iguazú também contará com a presença do presidente da Bolívia, Luis Arce, como representante desse Estado associado; além do presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, que tomará posse no dia 15 de agosto.

As sessões acontecerão em um luxuoso hotel na parte argentina do Parque Nacional do Iguaçu, que protege as imponentes Cataratas do Iguaçu, na fronteira entre Argentina e Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]