Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
nuclear

Cúpula pede por novos controles sobre materiais nucleares

Países prometeram impedir que grupos terroristas obtenham material nuclear. Acordo não condena uso de energia para fins pacíficos

Líderes posam para foto em encontro de cúpula que discutiu segurança nuclear | Reuters
Líderes posam para foto em encontro de cúpula que discutiu segurança nuclear (Foto: Reuters)

Os países reunidos numa cúpula em Washington prometeram, na terça-feira, bloquear a obtenção de material nuclear por "atores não-estatais" com finalidades malignas, numa de uma série de medidas para aumentar a segurança nuclear global.

Um comunicado preliminar também pediu por novos controles sobre o urânio altamente enriquecido e o plutônio separado - componentes-chave de armas nucleares - ao mesmo tempo em que reconheceu que as medidas de segurança não devem infringir o direito dos Estados de desenvolverem a energia nuclear para fins pacíficos.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse às delegações dos 47 países presentes à cúpula que agora é o momento de uma ação global coordenada para travar os materiais nucleares dispersos e afirmou que, se a Al-Qaeda obtivesse uma arma atômica, seria uma "catástrofe para o mundo".

O comunicado, cuja cópia foi obtida pela Reuters, estabelece uma série de compromissos gerais nos quais os países prometem reforçar a proteção dos materiais nucleares que estão sob seu controle.

O documento diz que um objetivo-chave é "evitar que atores não-estatais obtenham a informação ou a tecnologia necessária para usar esses materiais para finalidades malignas".

Em um aceno a alguns dos países em desenvolvimento que buscam lançar programas nucleares civis próprios, no entanto, a cúpula também apoiou "fortes procedimentos de segurança nuclear que não infringirão os direitos dos Estados de desenvolverem e utilizarem a energia nuclear para fins pacíficos".

O comunicado reafirma o papel central da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da Organização das Nações Unidas (ONU), e prometeu garantir que a agência tenha os recursos e a expertise necessários para executar seu mandato.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.