Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Laboratório

Curiosity descobre evidência de água em Marte

 | Divulgação/BMW
(Foto: Divulgação/BMW)

A sonda Curiosity, da Nasa, encontrou indícios de que o local do seu pouso em Marte já esteve cheio de água, elemento considerado crucial para a possibilidade de ter havido vida no planeta.

Imagens enviadas pela sonda mostram pedras arredondadas incrustadas na rocha. Rebecca Williams, cientista ligada ao projeto, disse que essas pedras são grandes demais para terem sido transportadas pelo vento.

* * * * *

Chip biodegradável

Eletrônicos ultrafinos que dissolvem dentro do corpo humano foram desenvolvidos por cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. A expectativa é que o dispositivo seja usada no monitoramento ambiental, retendo materiais biodegradáveis, e, principalmente, em implantes médicos.

Os dispositivos, que podem desaparecer fisicamente quando seu trabalho está cumprido, têm cobertura de seda, silício e óxido de magnésio. Sua composição está descrita na edição desta semana da revista Science. "Nós nos referimos a esse tipo de tecnologia como eletrônicos transitórios", explicou John Rogers, professor de engenharia da Universidade de Illinois, que liderou a pesquisa multidisciplinar. "Desde o início da indústria de eletrônicos, uma meta perseguida por quem trabalha com a concepção de produtos é construir dispositivos que durem para sempre. Mas, se você pensar na possibilidade oposta, em plataformas pensadas para desaparecer fisicamente e de uma maneira programada, então muitas outras oportunidades para você", acrescentou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.