
A pouco mais de duas semanas de sua chegada a Marte e após uma intensa série de testes, o robô Curiosity começará a dar suas primeiras voltas no Planeta Vermelho a partir desta quarta-feira (22), anunciou a Nasa.
Curiosity, um robô de 2,5 bilhões de dólares cuja missão é encontrar vestígios de vida em Marte, chegou ao Planeta Vermelho em 6 de agosto passado e, desde então, é submetido a uma série de testes para garantir que seu equipamento - especialmente 10 instrumentos científicos a bordo - funciona corretamente.
Parece pronto, finalmente, para circular e iniciar sua missão científica, destacou a Nasa nesta terça-feira.
"Ontem (segunda), fizemos um teste de direção", disse Mike Watkins, um dos chefes da missão Curiosity no Jet Propulsion Laboratory (JPL) de Pasadena.
O robô, do tamanho de um carro pequeno e com seis rodas, sendo quatro giratórias, tem o sistema de direção em perfeito funcionamento e já pode circular, destacou a Nasa.
"Faremos nosso primeiro teste de deslocamento amanhã", disse Watkins. "Avançaremos uns três metros, vamos girar e depois retroceder um pouco...".
Se o teste, que deve durar "menos de meia hora", for bem sucedido, o Curiosity abandonará a zona onde pousou "em três ou quatro dias", disse Watkins.



