Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cidades irmãs

Curitiba se une a Beirute

Curitiba – A iniciativa da comunidade libanesa de curitiba de tornar a capital paranaense e Beirute cidades-irmãs ganhou mais um apoio esta semana com a visita ao Paraná do deputado federal e membro da Comissão de Direitos Humanos do Líbano, Ismail Sukkariyyah. Em visita à Gazeta do Povo, Sukkariyyah disse que está "entusiasmado com o projeto e com a possibilidade de maior interação social e cultural entre os dois povos. A forte presença da comunidade libanesa no Paraná também é um ponto importante." Estima-se que a comunidade libanesa no Brasil seja de 12 milhões, e no Paraná, mais de 2 milhões.

Política externa

Os EUA querem transformar o Líbano em palanque da sua política externa, de modo a pressionar a Síria e favorecer Israel, diz Sukkariyyah. "Os EUA querem que os refugiados palestinos fiquem no Líbano e não voltem à sua terra natal. O Conselho de Segurança tem proposto o retorno dos refugiados, mas os EUA não aceitam."

O estremecimento das relações entre Líbano e Síria tem sido, de certa forma, induzido pela mídia, diz o deputado. As relações entre Líbano e Síria são boas e as decisões devem ser tomadas apenas pelos dois países sem intromissão de organismos internacionais ou outros Estados, comenta Sukkariyyah. "Não aceitamos intromissões na política interna."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.