Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Provocações

Dancinhas de Maduro pesaram na decisão de Trump de atacar a Venezuela, diz NYT

Em aparições recentes trasmitidas na TV estatal, Nicolas Maduro dançava cantando “peace forever” e “no crazy war” (Foto: Miguel Gutierrez/EFE)

Ouça este conteúdo

As recentes aparições de Nicolás Maduro na TV estatal venezuelana, dançando e cantando em inglês, em tom de galhofa diante de apoiadores, em defesa da “paz para sempre” (“peace forever”) e contra a “guerra louca” (“not crazy war”) foram interpretadas como zombaria por membros da equipe do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e ajudaram a convencê-lo a atacar a Venezuela.

É o que informa reportagem publicada neste domingo (4) pelo New York Times sobre como a Casa Branca decidiu, após a captura de Maduro, colocar em seu lugar a vice-presidente Delcy Rodríguez.

Duas pessoas ouvidas pela reportagem em anonimato disseram que as frequentes danças públicas de Maduro e outras demonstrações de indiferença nas últimas semanas ajudaram a convencer alguns auxiliares de Trump de que o presidente venezuelano estava zombando deles e tentando testar o que ele acreditava ser um blefe. Ainda segundo o jornal, no final de dezembro Maduro rejeitou um ultimato de Trump para deixar o cargo e partir para um “exílio luxuoso” na Turquia.

O texto menciona a participação de Maduro, no último dia 31 de dezembro, num evento oficial, em que dançava ao som de uma música eletrônica com sua voz repetindo os bordões “paz sim” e “não à guerra”. “É a música número um da temporada venezuelana, não poderia barrar da lista Billboard”, brincou.

“Vitória! Para sempre, para sempre, para sempre. Chega de guerra louca! Paz! Para sempre, para sempre, para sempre!”, disse ele do palco antes da música. “Digam ao povo dos Estados Unidos: não à guerra. Não queremos guerra no Caribe e na América do Sul. Não, não à guerra, sim à paz. Não à guerra louca, não à guerra louca!”, repetiu.

Neste sábado (3), após os bombardeios a Caracas e a captura de Maduro, a Casa Branca publicou postagens na rede X reagindo às provocações do ditador.

Numa delas, compartilhada por Trump em sua própria rede social, Truth Social, foi publicado um vídeo editado em que Maduro aparece em discursos desafiando o governo dos EUA a ir à Venezuela capturá-lo.“Venham me buscar! Estou esperando vocês aqui, em Miraflores. Não demorem, covardes!”.

Depois disso aparecem imagens da águia que é o símbolo do poder norte-americano, além de outros recortes de cenas do bombardeio do território da Venezuela por forças armadas americanas da operação que culminou na captura de Maduro.

A Casa Branca ainda publicou um meme em que Trump aparece em cima da expressão “FAFO” (sigla da gíria “fuck around and find out”) e a legenda “No games” (em português, “sem jogos”). A gíria tem tom de advertência e pode ser traduzida em algo como “brinque e depois aguente as consequências”.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.