Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
sonda espacial

Dawn se distancia da órbita do asteroide Vesta

Vesta é um dos maiores asteroides do Sistema Solar | Nasa/AFP/Divulgação
Vesta é um dos maiores asteroides do Sistema Solar (Foto: Nasa/AFP/Divulgação)

A sonda americana Dawn deixou a órbita de Vesta, um dos maiores asteroides do Sistema Solar, para se dirigir a Ceres, planeta-anão que alcançará em 2015, informou a Nasa esta quinta-feira (6).

Segundo informações da Nasa publicadas em sua página na internet, Dawn se distanciou de Vesta às 03H26 de quarta-feira, horário de Brasília.

As comunicações com a sonda espacial atavés da rede de transmissão do espaço sideral confirmou a saída da órbita de Vesta, acrescentou a agência espacial americana.

Lançada em 27 de setembro de 2007, Dawn se situou na órbita de Vesta em 16 de julho de 2011.

Durante um ano, a sonda não tripulada de 1,21 tonelada com 1,64 metro de largura e 1,27 metro de comprimento, mapeou os detalhes da superfície até então desconhecida de Vesta.

Um dos principais objetivos da missão Dawn é "captar os primeiros momentos de nascimento do Sistema Solar", há 4,6 bilhões de anos, ao tentar compreender a formação deste asteroide e do planeta-anão, Ceres, situado entre Marte e Júpiter, explicou a Nasa.

Os dados coletados ajudarão os cientistas a descobrir certos segredos do nascimento e evolução do Sistema Solar, inclusive a Terra.

Para realizar a missão, Dawn está equipada com uma câmera de alta definição e dos espectrômetros. Conta, ainda, com um motor elétrico de propulsão iônica que assegura uma potência constante que lhe permite alcançar grandes velocidades.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.