Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Campanha educacional

De dez pessoas na Índia, seis preferem fazer suas necessidades ao ar livre

O governo indiano afirma que gasta cerca de US$ 350 milhões por ano com a construção de sanitários

Indiana corta vegetais enquanto cozinha na beira da estrada em um abrigo temporário em Hyderabad | AFP PHOTO/Noah SEELAM
Indiana corta vegetais enquanto cozinha na beira da estrada em um abrigo temporário em Hyderabad (Foto: AFP PHOTO/Noah SEELAM)

O ministro do Desenvolvimento Rural da Índia, Jairam Ramesh, está promovendo uma campanha educacional com o objetivo de melhorar a saúde pública do país. A decisão foi tomada neste domingo, após a divulgação de uma pesquisa do Unicef, da ONU, que mostrou que 58% da população indiana (seis pessoas a cada dez) não têm sanitários em casa e prefere defecar ao ar livre.

Ramesh afirmou, também no domingo, que o resultado da pesquisa é motivo de "vergonha nacional" e é uma "prova triste" sobre a falha da sociedade em não abordar o tema na educação básica e melhorar as condições sanitárias na Índia. De acordo com o ministro, a sujeira não só afeta os cidadãos e o espaço público como também ao meio ambiente, pois os rios no país viraram drenos para o esgoto.

O governo indiano afirma que gasta cerca de US$ 350 milhões por ano com a construção de sanitários, mas cerca de 638 milhões de habitantes preferem fazer suas necessidades fisiológicas em lugares isolados, no campo, ou em esquinas escondidas

A mesma pesquisa do Unicef mostrou que em segundo lugar estão empatados a China e a Indonésia no número de pessoas que não usam sanitários.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.