• Carregando...
O presidente do Chile, Gabriel Boric (à esquerda), e o presidente da Argentina, Alberto Fernández (à direita)
O presidente do Chile, Gabriel Boric (à esquerda), e o presidente da Argentina, Alberto Fernández (à direita)| Foto: EFE/ Elvis González

O governo do Chile confirmou nesta quarta-feira (22) que o presidente do país, Gabriel Boric, estará presente na cerimônia de posse do novo presidente da Argentina, Javier Milei, no dia 10 de dezembro. A porta-voz do governo chileno, Camila Vallejo, disse que o dever de Boric como chefe do executivo é “manter laços nobres entre os dois povos”, independentemente das divergências políticas.

Milei, um economista libertário, foi eleito no último domingo (19) com 55 % dos votos, derrotando o candidato peronista e atual ministro da Economia, Sergio Massa. Milei e Boric representam polos opostos no espectro ideológico. O libertário já chegou a chamar Boric de “empobrecedor” e disse que sua vitória nas eleições presidenciais do Chile em 2021 foi “o início da decadência” do país.

Apesar das divergências, Boric parabenizou Milei pelas redes sociais e conversou com ele por telefone na terça-feira (21). Boric também afirmou que a Argentina é um “país prioritário para o Chile” e que a integração entre eles é “absolutamente necessária”. O presidente chileno destacou que o povo argentino é “irmão do povo chileno” e que as relações diplomáticas devem ser construídas e fortalecidas “com todos os países”, sem levar em conta as “ideias dos governos no poder”. (Com Agência EFE)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]