• Carregando...
Panda gigante Mei Xiang deu à luz gêmeos  neste fim de semana nos EUA | aw/atz/ALEX WONG
Panda gigante Mei Xiang deu à luz gêmeos neste fim de semana nos EUA| Foto: aw/atz/ALEX WONG

Os funcionários do Zoológico Nacional dos Estados Unidos estão de olho em gêmeos recém-nascidos do panda gigante Mei Xiang, já que os filhotes continuam frágeis passados poucos dias do parto, informou a veterinária da instituição nesta segunda-feira (24).

Querida dos turistas, Mei Xiang pegou a equipe de surpresa no sábado ao dar à luz os gêmeos com cerca de quatro horas e meia de intervalo depois de ser inseminada artificialmente.

“Os filhotes vão muito bem. Nestes primeiros dias a coisa ainda está por um fio, então estamos observando-os com atenção, mas no momento estamos muito esperançosos”, disse a veterinária Brandie Smith à rede “CNN”.

Os pandas gigantes estão entre as espécias mais ameaçadas de extinção no planeta.

Brandie afirmou que os novos filhotes são tão pequenos e frágeis que ainda podem surgir problemas, que vão desde defeitos congênitos à dificuldade da mãe de cuidar dos bebês.

“Praticamente tudo pode dar errado nestes primeiros dias”, declarou a médica ao programa “New Day” da CNN.

Os funcionários do zoológico vêm revezando os filhotes na incubadora e acompanham o progresso de cada um com medições de tamanho e peso, além de monitorar Mei Xiang.

A mãe panda foi inseminada em abril com esperma de Hui Hui, um panda chinês, e de Tian Tian, residente no zoológico dos EUA.

As autoridades do zoológico afirmaram que ainda não sabem qual inseminação deu resultado, e que é possível que os gêmeos tenham pais diferentes.

Nativos da China, os pandas gigantes têm uma taxa de reprodução baixa, especialmente em cativeiro. Há cerca de 300 destes mamíferos em cativeiro e aproximadamente 1.600 na natureza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]