Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições nos EUA

Debate de vices divide imprensa, mas Biden ganha entre eleitores

Para 46% dos indecisos, o democrata venceu o embate; 21% preferiram Palin, segundo pesquisa

Manifestante segura uma placa com uma foto de Sarah Palin, a vice da chapa republicana, com os dizeres: “Dick Cheney num vestido”, durante evento no Texas | Jessica Rinaldi/Reuters
Manifestante segura uma placa com uma foto de Sarah Palin, a vice da chapa republicana, com os dizeres: “Dick Cheney num vestido”, durante evento no Texas (Foto: Jessica Rinaldi/Reuters)

Washington - Apesar de as pesquisas indicarem que o democrata Joe Biden venceu o debate conta a republicana Sarah Palin, os principais jornais americanos fizeram ontem julgamentos bastantes divergentes sobre o evento.

O Wall Street Journal considera que a governadora do Alasca "fez mais do que se defender’’, mencionando a política externa frente a seu adversário, que preside a comissão de Relações Exteriores do Senado, e "marcou pontos, ao menos sobre o Iraque e o Afeganistão’’.

O diário econômico conservador afirma que Palin "se mostrou digna da arena nacional’’ tanto durante o debate quanto em seu discurso de aceitação durante a convenção republicana, no início de setembro.

"Deixem Palin ser ela mesma e, se ela cometer um erro, como acontece com todo candidato, isso não dará espaço a um julgamento épico sobre sua capacidade de ser vice-presidente’’, insiste o WSJ.

Já o New York Times se mostra duro em relação à candidata. "O debate não mudou a verdade essencial da candidatura de Palin: McCain fez uma escolha ousadamente irresponsável, que desfez a imagem que foi criada, a de um homem honesto, moderado, com muita experiência, com julgamento e princípios’’, considera o jornal.

"Após uma série de entrevistas cheias de gafes que suscitaram sérias dúvidas, até mesmo entre os conservadores, quanto a sua capacidade de ser vice-presidente, Palin não tinha muito a dizer, apenas uma ou duas coisas sensíveis e evitar uma grande gafe que decidiria o resultado da eleição’’, acrescentou o NYT. "Com base nesse critério, e segundo esse critério apenas, a governadora do Alasca se saiu bem’’, concluiu o jornal.

O Washington Post analisou os dois adversários de forma mais crítica. "Isso é uma medida das baixas expectativas para o debate da noite passada que foi, no final das contas, mais uma discussão superficial cheias de evasivas e descaracterizações, que foi visto como uma boa notícia pela governadora Sarah Palin e pelo senador Joseph Biden’’, indicou.

Pesquisas

De acordo com pesquisa da CNN/Opinion Research Corp., 51% dos eleitores disseram achar que Biden venceu o debate, contra 36% que escolheram Sarah Palin. Ainda de acordo com a sondagem, ambos os candidatos superaram as expectativas: 84% disseram que Palin se saiu melhor que o esperado, enquanto 64% disseram que Biden também superou as expectativas. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos porcentuais para mais ou para menos.

Outra pesquisa, divulgada pela rede CBS, afirma que 46% dos eleitores que ainda não tinham escolhido candidato ou que estavam abertos a mudanças na escolha apontaram o democrata como o vencedor, contra 21% para a republicana. Cerca de um terço dos entrevistados disse achar que o resultado do debate foi empate. A margem de erro é de cinco pontos porcentuais para qualquer direção.

Sem danos

O debate, considerado de grandes oportunidades e riscos, transcorreu sem grandes danos para ambos os lados. Palin conseguiu repetir a retórica republicana sem cometer nenhuma gafe, mas não foi páreo para a disputa contra os 35 anos de experiência de Biden no Senado.

Em todos os assuntos, Biden reafirmou a mensagem de mudança da campanha do democrata Barack Obama, associando as políticas do presidenciável republicano, John McCain, aos oito anos de governo do presidente George W. Bush.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.