• Carregando...
Solidariedade dos paranaenses estocada em caminhão-baú | Cesar Machado/Valepress
Solidariedade dos paranaenses estocada em caminhão-baú| Foto: Cesar Machado/Valepress

A falta de estrutura para armazenar as doações dos paranaenses ao Haiti obrigou o Corpo de Bombeiros de Cascavel a improvisar um depósito dentro de um caminhão-baú da corporação, usado para o transporte de materiais da unidade. O veículo, com 3.740 toneladas de alimentos, ficou parado no pátio do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros durante duas semanas e só na terça-feira foi enviado a Curitiba.

No mesmo dia, a Defesa Civil enviou oito toneladas de leite longa vida, barras de cereal e biscoitos às vítimas do terremoto. Desde o início da campanha, o estado já enviou 20 toneladas de alimentos.

Cerca de 50 toneladas de doações continuam armazenadas em um barracão da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), em Curitiba, para serem enviadas ao Haiti. A campanha de arrecadação de alimentos terminou no estado há cerca de duas semanas.

Validade

De acordo com o aspirante do Corpo de Bombeiros de Cascavel André Luiz Ekermann, as doações da região foram arrecadas em 20 municípios do Oeste e Sudoeste do estado. Apesar de os alimentos não serem perecíveis, houve preocupação com o prazo de validade dos produtos. "Fizemos um levantamento e verificamos que os prazos mais curtos vencem em maio", diz Ekermann.

Nacional

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou que vai doar 260 mil toneladas de seu estoque público para o Haiti.

As doações da estatal brasileira também serão destinadas a outros países como El Salvador, Guatemala, Bolívia, Zimbábue, territórios ocupados da Palestina, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]