Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cory Booker

Democrata fala durante mais de 24h contra Trump e bate recorde de discurso mais longo no Senado dos EUA

Democrata fala durante mais de 24h contra Trump e bate recorde de discurso mais longo no Senado dos EUA
O senador democrata Cory Booker (Foto: EFE/EPA/SHAWN THEW)

Ouça este conteúdo

O senador democrata por Nova Jersey Cory Booker quebrou um recorde na câmara alta dos Estados Unidos nesta terça-feira (1º) ao sustentar um discurso por mais de 24 horas consecutivas. O discurso, que foi iniciado às 19h de segunda-feira (31 de março), no horário local (20h pelo horário de Brasília) e terminou nesta terça-feira (1º) às 20h (horário local, 21h pelo horário de Brasília), ultrapassou a marca histórica do falecido senador republicano Strom Thurmond, que em 1957 discursou por 24 horas e 18 minutos - até então o discurso mais longo do Senado - para tentar barrar a aprovação da Lei dos Direitos Civis.

Booker, que falou por cerca de 25h04min seguidos, utilizou seu discurso para protestar contra os cortes de gastos propostos pelos republicanos, parte do pacote fiscal que busca consolidar a agenda do presidente Donald Trump. O senador também criticou políticas do governo Trump, incluindo esforços para reduzir o tamanho da máquina pública e possíveis cortes em programas sociais como o Medicaid e o Seguro Social.

“Em apenas 71 dias, o presidente dos Estados Unidos infligiu tanto dano à segurança dos americanos, à estabilidade financeira, às fundações da nossa democracia”, disse o senador em seu discurso.

Segundo a mídia americana, embora tecnicamente não tenha configurado uma obstrução formal, o longo pronunciamento de Booker acabou forçando o adiamento da análise de pautas de interesse dos próprios democratas — como a proposta do senador democrata Tim Kaine para encerrar a declaração de emergência usada por Trump na imposição de tarifas ao Canadá. A fala também atrapalhou os planos dos republicanos de avançar com a resolução orçamentária que serviria de base para um novo pacote legislativo.

Durante as mais de 24 horas falando, Booker permaneceu de pé e não fez pausas, nem mesmo para ir ao banheiro. Para resistir à tentação de se sentar, ele pediu a um assistente que retirasse sua cadeira do plenário. O senador contou com a ajuda de outros democratas que se revezaram no plenário para fazer perguntas e assim aliviar brevemente a pressão sobre sua fala contínua.

“Esses não são tempos normais na América. E não devem ser tratados como tal no Senado dos Estados Unidos”, disse Booker em certo momento.

Até mesmo alguns republicanos demonstraram um certo respeito pela resistência física de Booker.

“Ele certamente está atrasando as coisas”, comentou o senador republicano Kevin Cramer. “Mas ele é um excelente orador”, completou.

Com o feito, Booker já entrou para a história com o discurso mais longo já registrado no Senado dos EUA, superando ainda a marca do senador republicano Ted Cruz, que em 2013 falou por 21 horas contra o Obamacare.

Além de Cruz e Thurmond, Booker superou ainda o ex-senador Wayne Morse, que falou por 22 horas e 26 minutos em 1953 contra a Lei de Terras Submersas, e o ex-senador Alfonse D’Amato, que em 1986 discursou por 23 horas e 30 minutos durante o debate sobre o orçamento de defesa.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.