• Carregando...
biden
Presidente dos EUA, Joe Biden| Foto: SARAH SILBIGER/EFE

Três dos mais poderosos políticos do Partido Democratas do Senado dos Estados Unidos exigiram nas últimas horas explicações do presidente do país e correligionário, Joe Biden, sobre a retirada caótica das tropas americanas do Afeganistão e se comprometeram a abrir várias investigações para descobrir o que deu errado.

Os três que tomaram a iniciativa são presidentes, no Senado, do Comitê de Relações Exteriores, Bob Menendez; do Comitê de Inteligência, Mark Warner; e do Comitê de Forças Armadas, Jack Reed.

Em um comunicado, Menéndez disse que estava "desapontado" porque o governo Biden "claramente não avaliou com precisão as implicações de uma saída rápida".

"Estamos agora testemunhando os resultados horríveis de muitos anos de fracassos políticos e de inteligência", disse Menéndez, de origem cubana e que manteve uma postura independente em relação à política externa do governo, chegando a criticar algumas das decisões de Biden.

Como presidente do Comitê de Relações Exteriores, ele disse que organizará uma audiência no Senado para avaliar as negociações "fracassadas" do governo de Donald Trump com os talibãs que culminaram em um acordo para retirar as tropas quase 20 anos após os ataques de 11 de setembro.

Essa audiência também terá o objetivo de avaliar a execução "fracassada" desse plano pela atual administração Biden, acrescentou Menéndez.

Por sua vez, Reed afirmou que o Comitê de Forças Armadas do Senado realizará audiências para entender "o que deu errado" no Afeganistão.

E, na segunda-feira, Warner disse que, como chefe do Comitê de Inteligência do Senado, quer trabalhar com outros legisladores para fazer as perguntas "difíceis e necessárias" sobre o porquê de os EUA não estarem preparados para lidar com um rápido avanço dos talibãs e com o colapso do governo afegão.

"Devemos essas respostas ao povo americano e a todos aqueles que lutaram e sacrificaram tanto", enfatizou Warner.

As declarações dos três senadores refletem a frustração sentida pelos partidos Democrata e Republicano sobre a retirada das tropas americanas do Afeganistão, que deixou imagens de desespero no aeroporto de Cabul, com cidadãos afegãos se agarrando a aviões prestes a decolar na tentativa de escapar dos talibãs.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]