Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estados Unidos

Democratas culpam Trump por retração econômica no primeiro trimestre: “Precisa mudar de rumo”

O líder democrata no Senado, Chuck Schumer, exibe um cartaz com a mensagem “Cem dias de Trump, cem dias de caos”, nesta terça-feira (29) (Foto: EFE/EPA/SHAWN THEW)

Ouça este conteúdo

A oposição democrata culpou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pela queda do Produto Interno Bruto (PIB) do país no primeiro trimestre.

Dados de um relatório do Departamento de Comércio divulgado nesta quarta-feira (30) mostraram que a economia americana sofreu a primeira retração trimestral desde o primeiro trimestre de 2022, com uma queda de 0,3% entre janeiro e março.

No quarto trimestre de 2024, último trimestre completo da gestão do democrata Joe Biden, o PIB americano havia crescido 2,4%. Porém, Trump, que voltou à Casa Branca em 20 de janeiro, culpou o ex-presidente pela retração econômica no início do seu mandato e disse que a recuperação não tardará.

“Donald Trump passou a carreira levando empresas à falência uma após a outra e agora está arrastando nosso país para uma recessão e encolhendo a economia pela primeira vez em anos”, afirmou o presidente do Comitê Nacional Democrata, Ken Martin, em um comunicado.

O líder dos democratas na Câmara dos Estados Unidos, Hakeem Jeffries, rebateu a declaração de Trump de que a retração teria sido causada por Biden.

“Esta não é a economia de Joe Biden, Donald. É a sua economia. É a economia de Trump. É uma economia falida, e o povo americano sabe disso”, disse Jeffries a jornalistas em frente ao Capitólio, segundo informações do jornal The Washington Post.

O líder democrata no Senado, Chuck Schumer, afirmou que a política econômica dos Estados Unidos precisa mudar. “Donald Trump precisa admitir seu fracasso e mudar de rumo, e demitir imediatamente sua equipe econômica”, recomendou.

Economistas ouvidos pela agência Reuters apontaram que a retração do PIB foi puxada por uma forte alta nas importações, por parte de empresas que buscaram antecipar a compra de produtos antes que as tarifas de Trump entrassem em vigor.

Esses analistas projetaram que a economia americana pode se recuperar no segundo trimestre, mas talvez não o suficiente para evitar uma recessão (que só se configura tecnicamente com dois trimestres consecutivos de queda do PIB) ou um período de baixo crescimento e alta inflação, a chamada estagflação.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.