• Carregando...
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, ao lado de sua esposa, Jennifer Newsom, e do presidente dos EUA, Joe Biden, em evento em Long Beach na véspera do referendo sobre o mandato de Newson, 13 de setembro
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, ao lado de sua esposa, Jennifer Newsom, e do presidente dos EUA, Joe Biden, em evento em Long Beach na véspera do referendo sobre o mandato de Newson, 13 de setembro| Foto: EFE/EPA/CAROLINE BREHMAN

O governador da Califórnia (EUA), o democrata Gavin Newsom, permanecerá no cargo após sair vitorioso da votação, na noite de quarta-feira (14), que decidiu se o seu mandato seria ou não revogado.

Os opositores do governador, liderados pelos republicanos, conseguiram recolher assinaturas suficientes para pressionar a realização do referendo de 'recall', ou revogação, por causa de vários aspectos da gestão de Newsom. A iniciativa ganhou força após críticas sobre a gestão da pandemia no estado da Califórnia.

Segundo as projeções da imprensa americana, a maioria dos eleitores (63,9%) votou pela permanência de Newson como governador.

Em pronunciamento feito na cidade de Sacramento, Newsom agradeceu aos eleitores por terem rejeitado a revogação. "O 'não' não foi a única coisa expressada nesta noite", disse o governador, que foi eleito em 2018. "Dissemos sim para a ciência, sim para as vacinas, sim para terminar essa pandemia".

O republicano Larry Elder, o líder do seu partido para a eventual corrida para substituir Newsom caso ele fosse destituído, concedeu a derrota. "Nós podemos ter perdido a batalha, mas venceremos a guerra", afirmou Elder a apoiadores. Elder, um dos 46 nomes que estariam aptos a se candidatar para substituir Newsom, é um radialista conservador que se opõe à obrigatoriedade de máscaras e vacinas contra Covid-19.

A iniciativa da votação sobre a continuidade do mandato de Newsom surgiu no ano passado com um grupo de conservadores do estado, que estavam insatisfeitos com políticas progressistas do governador. A causa ganhou adesão daqueles que criticavam as medidas e regulações impostas pelo governo do estado sobre negócios, restaurantes e escolas, para conter a Covid-19.

Um mês atrás, o resultado do referendo parecia incerto, enquanto a Califórnia enfrentava uma seca histórica, incêndios florestais e os efeitos da pandemia.

Trump alega fraude na votação

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump denunciou na terça-feira uma suposta fraude eleitoral na votação sobre a destituição do governador da Califórnia, Gavin Newsom, antes mesmo do fechamento das urnas.

Quando Trump se manifestou, as pesquisas mais recentes davam ao "Não" uma vantagem de 15 a 20 pontos percentuais, o que já indicava que Newson seria mantido no cargo. Entretanto, sem provas, o ex-presidente garantiu que os resultados das eleições foram arranjados a favor do democrata.

No ano passado, o republicano denunciou que a sua derrota para Joe Biden nas eleições presidenciais havia sido resultado de uma fraude, mas cada uma das mais de 50 acusações de fraude e irregularidades feitas por Trump e seus aliados foram descartadas por tribunais estaduais e federais, incluindo por juízes nomeados pelo republicano.

"Em todo caso, nada importa porque as eleições na Califórnia estão totalmente manipuladas", declarou o ex-presidente. Segundo ele, o direito de voto está sendo negado a muitos eleitores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]