Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
eua

Departamento de Justiça pede investigação sobre ex-subdiretor do FBI

A ação não significa que Andrew McCabe, demitido no mês passado, seja formalmente acusado, mas poderá ser investigado por mentir sobre informações

O ex-funcionário do FBI, Andrew McCabe, foi demitido por alegações de que teria autorizado a divulgação de informações sobre uma investigação criminal em andamento | Jahi Chikwendiu/The Washington Post
O ex-funcionário do FBI, Andrew McCabe, foi demitido por alegações de que teria autorizado a divulgação de informações sobre uma investigação criminal em andamento (Foto: Jahi Chikwendiu/The Washington Post)

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos enviou nesta quinta-feira (19) uma solicitação aos procuradores federais de Washington para investigar as ações do ex-subdiretor do FBI Andrew McCabe, demitido no mês passado.

O pedido do Departamento de Justiça não garante que McCabe será formalmente acusado, mas levanta a possibilidade do ex-agente federal ser investigado por mentir sobre seu papel no vazamento de informações sobre inquérito envolvendo doações da Clinton Foundation, de Hillary Clinton.  

Leia também: Em anotações, ex-diretor de FBI diz que Trump pediu ‘lealdade’

O advogado de McCabe, Michael Bromwich, acredita que, apesar do pedido do Departamento de Justiça, o ex-subdiretor não será acusado por nenhum crime. "Nós estamos confiantes que, exceto se houver pressões de membros do alto escalão da administração, o Procurador-Geral não irá prestar denúncias", afirmou.  

Nos Estados Unidos, mentir a um investigador federal é considerado crime passível de até cinco anos de prisão. McCabe nega ter mentido aos agentes federais. Ele disse que, como subdiretor do FBI, tinha autoridade para compartilhar informações com a imprensa e permitir que seus subordinados façam o mesmo com o objetivo de corrigir uma informação falsa que envolva as investigações federais.

Com informações da Associated Press.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.