• Carregando...

Um deputado norueguês enviou na terça-feira (28) uma carta pedindo ao comitê responsável pelo Prêmio Nobel da Paz a indicação do ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) Edward Snowden, que revelou o esquema de espionagem americano.

Para o ex-ministro socialista Baard Vegar Solhjell, Snowden contribuiu para revelar o limite alcançado por Washington na espionagem de informações de telefones e internet de pessoas físicas, empresas e líderes mundiais, como a presidente Dilma Rousseff e a chanceler alemã, Angela Merkel.

"O nível de sofisticação e de profundidade da vigilância a que foram submetidos os cidadãos em todo mundo são temas que nos deixaram atônitos. Snowden contribuiu para que as pessoas saibam o que aconteceu e estimulou um debate público sobre a confiança nos governos, um requisito fundamental para a paz."

O prazo máximo para apresentar candidaturas ao Nobel da Paz 2014 termina em 1º de fevereiro. Em julho de 2013, um professor de Sociologia sueco, Stefan Svallfors, já havia sugerido Snowden para o Prêmio Nobel, o que aconteceu após a data limite. No entanto, a candidatura continua sendo válida para este ano.

O prêmio do ano passado foi concedido para a Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq), distinta por seus "amplos esforços" para eliminar esses arsenais, um trabalho que ganhou visibilidade com a crise na Síria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]