• Carregando...
Snowden: asilado na Rússia | Reuters
Snowden: asilado na Rússia| Foto: Reuters

Já são mais de 1 milhão de assinaturas, muitas delas de países como Alemanha ou Áustria. Todas fazem parte de uma petição on-line e pedem que o ex-técnico da CIA Edward Snowden consiga asilo no Brasil.

Responsável por vazar documentos secretos que revelam o controverso sistema de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, em sua sigla em inglês), ele está asilado na Rússia.

A campanha foi lançada há um mês por David Miranda, companheiro do jornalista americano Glenn Greenwald, primeiro a divulgar as informações vazadas por Snowden. A petição, da rede Avaaz - que tem mais de 30 milhões de seguidores em todo o mundo -, tinha como objetivo inicial conseguir mais de um milhão de assinaturas, meta que foi revista: agora, eles querem 1,25 milhões de apoiantes.

"Edward Snowden desistiu de tudo para trazer à luz a operação de megaespionagem feita pelos EUA contra o Brasil e o restante do mundo inteiro. Seu passaporte foi revogado por seu próprio país e agora ele está preso em um limbo jurídico em Moscou, com um visto de um ano de duração.

O Brasil, um dos principais alvos da espionagem, deveria oferecer abrigo a alguém que nos abriu os olhos para a vigilância americana indiscriminada e em escala global", afirma a petição.

Em dezembro, o ex-técnico afirmou que aceitaria asilo no Brasil, mas sem a condição de fornecer informações sobre o programa de espionagem americano.

"Se o governo brasileiro quiser defender os direitos humanos, será uma honra para mim fazer parte disso", declarou ele em entrevista exclusiva "Fantástico", da TV Globo. "O Brasil é um país lindo, e estou agradecido por ter tantos novos amigos e aliados lá", disse Snowden, acrescentando: "Eu nunca vou trocar informações por asilo, e também não acredito que o governo brasileiro faria isso", afirmou.

O ex-técnico da CIA recusou-se a comentar sobre o interesse da espionagem da NSA no Brasil. A agência teria acessado contas de e-mail e interceptado telefonemas da presidente Dilma, além de monitorar informações confidenciais do governo e da Petrobras. As revelações dos programas de vigilância americano provocaram críticas da comunidade internacional e forçaram a Casa Branca a revisar as funções da NSA.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]