Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reforma ministerial

Deputados trocam socos na Turquia por indicação de Erdogan ao Ministério da Justiça

parlamento turquia briga
Parlamento da Turquia em imagem de 2024. (Foto: NECATI SAVAS/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

Uma briga generalizada tomou conta do Parlamento da Turquia nesta quarta-feira (11), em Ancara, quando deputados da base governista e da oposição entraram em confronto físico e trocaram socos durante a sessão que formalizaria a posse do novo ministro da Justiça indicado pelo presidente Recep Tayyip Erdogan.

A confusão ocorreu no momento em que parlamentares tentavam impedir o juramento de Akın Gürlek, ex-procurador-chefe de Istambul, nomeado para comandar a pasta após uma reforma ministerial.

Segundo a agência Associated Press (AP), deputados da principal legenda de oposição, o Partido Republicano do Povo (CHP), ocuparam a tribuna para bloquear a cerimônia, alegando que a nomeação é controversa. Parlamentares do partido governista reagiram, e imagens registraram empurrões e troca de socos dentro do plenário.

De acordo com AP, Gürlek liderou julgamentos de grande repercussão contra integrantes do CHP quando atuava como procurador-chefe em Istambul. A oposição sustenta que esses processos tiveram motivação política - acusação que o governo nega, afirmando que o Judiciário “atua de forma independente”.

Conforme a reportagem da agência, mesmo após o tumulto, Gürlek prestou juramento cercado por deputados da base aliada. No mesmo pacote de mudanças, Erdogan nomeou Mustafa Çiftçi, então governador da província de Erzurum, para o Ministério do Interior.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.