A ameaça de um tsunami de um forte terremoto que abalou as ilhas Moluccas, a leste da Indonésia nesta terça-feira, já passou, segundo a agência meterológica do país asiático. Mais cedo a agência informou que o tremor, que atingiu 6,6 pontos na escala Richter com epicentro a 45 KM ao sudoeste de Labuha, na província de Maluku do Norte, poderia causar um tsunami.
No entanto, o chefe do Centro Nacional de Tremores disse à Reuters: ``Às 15h44 (6h44 no horário de Brasília) nós demos a informação... de que a ameaça de tsunami tinha acabado''.
O terremoto ocorreu às 15h04 em Jacarta (6h04 em Brasília). Joko Sumariono, autoridade da meteorologia na cidade de Labuha, disse à Reuters: ``O terremoto não foi sentido com força aqui, mas as pessoas estão em pânico porque houve um alerta de tsunami. Os moradores estão deixando as suas casas para ir a lugares mais altos''.
``Até agora não há relatos de danos ou fatalidades'', acrescentou ele, confirmando o que as autoridades em Jacarta haviam dito.
O centro geológico dos EUA inicialmente classificou o tremor como tendo a magnitude de 6,9, mas depois revisou para 6,5. A profundidade foi estimada em 31 quilômetros, de acordo com um boletim no seu site na Internet.
A Indonésia fica no chamado ``Anel de Fogo'' do Pacífico, onde a colisão de placas tectônicas gera frequentes abalos sísmicos e atividade vulcânica.
Um terremoto em dezembro de 2004 na região da ilha de Sumatra, no Oceano Índico, e o tsunami causado por ele deixaram cerca de 170.000 pessoas mortas ou desaparecidas na província indonésia de Aceh, no norte do país.



