• Carregando...

Cientistas anunciaram, na edição desta quarta-feira da revista "Nature", a descoberta de mais dois satélites no pequeno, distante e congelado Plutão. Durante mais de 30 anos acreditou-se que o planeta tinha apenas uma lua, Charon.

Usando imagens do telescópio espacial Hubble, cientistas da Universidade de Johns Hopkins, do Instituto de Pesquisa de Southwest e do Instituto de Teconologia de Massachussetts, todos nos Estados Unidos, afirmaram ter descoberto mais dois pequenos satélites, P1 e P2, na órbita do planeta.

Ambos viajam fora da órbita de Charon e são bem menores que ela - que tem a metade do tamanho de Plutão. P1 tem entre 40 e 100 quilômetros de diâmetro, enquanto P2 é cerca de 20% menor.

"Apesar de não podermos determinar com certeza absoluta, acreditamos que os satélites apresentem órbita circular semelhante à de Charon, com períodos orbitais de cerca de 38 dias (P1) e 25 dias (P2)", diz o estudo.

Plutão é o nono planeta do sistema solar e fica a mais de 3 bilhões de quilômetros do Sol. Descoberto somente em 1930, é o único planeta que ainda não foi explorado por sondas espaciais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]