Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Nasutoceratops titusi

Descoberto dinossauro narigudo com 76 milhões de anos

Essa descoberta surpreendeu os pesquisadores, que nunca haviam visto uma espécie com estas características

Ele media cinco metros, tinha nariz enorme e chifres espetaculares. Estas eram as principais características do Nasutoceratops titusi (que significa "chifres rosto nariz grande"), a nova família de tricerátopes encontrada no Deserto de Utah, nos EUA.

A descoberta surpreendeu os pesquisadores, que nunca haviam visto uma espécie com estas características. "Este dinossauro foi uma surpresa completa", admitiu à rede BBC o paleontólogo Mark Loewen, da Universidade de Utah e do Museu de História Natural de Utah. "Nunca imaginamos que teríamos à nossa frente uma espécie tão insólita", completou.

O dinossauro foi descoberto em 2006, mas foram necessários alguns anos para estudar o fóssil em detrimento. A partir desta análise detalhada, recém-publicada na revista "Proceedings of the Royal Society B", estimou-se que os vestígios teriam cerca de 76 milhões de anos, o que indica que este dinossauro viveu no Período Cretáceo.

"Os chifres do Nasutoceratops titusi, virados para frente, são os maiores deste grupo de tricerátopes. Em seu grupo é, também, o dinossauro com o maior nariz", destaca Loewen.

A espécie herbívora de 2,5 toneladas foi encontrada em uma zona que formava parte do continente Laramidia, no território que hoje corresponde à América do Norte. Esta região tornou-se uma verdadeira mina de fósseis de dinossauros.

Além do Nasutoceratops, também foram encontrados restos de outros tipos de dinossauros com chifres e carnívoros, o que indica que todos conviveram no mesmo ecossistema.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.