Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ciência

Descoberto em Portugal o maior fóssil de dinossauro da Europa

Vestígios do grande réptil foram encontrados em 2003 em Lisboa

A descoberta de vestígios de umTorvosaurus gurneyifoi anunciada por cientistas portugueses. Animal teria 33 metros de comprimento | REUTERS / Sergey Krasovskiy
A descoberta de vestígios de umTorvosaurus gurneyifoi anunciada por cientistas portugueses. Animal teria 33 metros de comprimento (Foto: REUTERS / Sergey Krasovskiy)

Dentes afiados de 10 centímetros, a parte superior de uma mandíbula de 60 centímetros, fragmentos de uma tíbia, parte de um fêmur e o pedaço de uma vértebra da cauda. Estes vestígios, que estão sendo analisados por uma equipe de cientistas portugueses, podem ser do maior carnívoro da Europa.

Os vestígios do grande réptil foram encontrados em 2003 pelo paleontólogo Aart Walen em Lisboa. Uma análise em laboratório mostrou que este dinossauro, batizado como Torvosaurus gurneyi, media 10 metros de comprimento e pesava de quatro a cinco toneladas.

A região onde os restos do dinossauro foram encontrados é conhecida pela grande quantidade de vestígios de fósseis encontrados nos últimos anos. A importância deste terreno pode ser comparada à chamada Formação Morrison, um depósito de fósseis do Período Jurássico Superior, de cerca de 150 milhões de anos atrás, no Oeste dos EUA.

"São dinossauros muito semelhantes aos encontrados na Formação Morrison", explicou Christophe Hendrickx ao jornal espanhol El Mundo. "São dinossauros da mesma época, embora com características muito distintas. É algo que apoia a teoria de que haveria espécies distintas na Europa e na América do Norte no fim do Período Jurássico."

Coautor de um estudo sobre o novo dinossauro, publicado esta semana pela revista Plos One, Hendrickx classificou o dinossauro lembrando da espécie americana Torvosaurus tanneri.

"Se os fósseis americanos e portugueses são de uma mesma espécies, isso significa que ambos os territórios estavam unidos no Jurássico Superior. Mas, se são espécies diferentes, podemos presumir que já existia um isolamento geográfico", explica o paleontólogo espanhol Luis Alcalá.

Assim como mítico Tyranosaurus rex, o Torvosaurus tanneri era carnívoro. Eles não chegaram a conviver, porque o Tiranossauro viveu no Cretáceo - ou seja, 80 milhões de anos antes.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.