• Carregando...
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar | Roberto Custódio/JL
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar| Foto: Roberto Custódio/JL

Milhares de pessoas esperavam neste domingo o resgate e a ajuda dos serviços de emergência no estado mexicano de Tabasco (sul), afetado em 80% de seu território por devastadoras inundações, com comunidades rurais inteiras completamente isoladas.

Embora a circulação esteja normal nos acessos a Villahermosa, capital do distrito, "o que garante a entrada de caminhões ou trailers carregados com alimentos", algumas áreas continuam incomunicáveis, alertaram as autoridades.

As estradas das cidades de Teapa e Frontera, ao sul de Villahermosa, "continuarão fechadas", devido aos danos causados pelas inundações, explicou um comunicado do governo tabasquenho, que avalia as perdas econômicas em cerca de 2 bilhões de dólares.

Segundo a imprensa mexicana, o Exército estimou que pelo menos 80.000 pessoas continuam presas em 19 povoados próximos à capital de Tabasco.

Em Villahermosa, com 750.000 habitantes, "há resgates e distribuição de víveres e água, mas precisamos de pessoal médico e de atender às zonas próximas", disse Sergio Javier Lara, almirante que comanda as operações de emergência da Marinha.

O presidente mexicano, Felipe Calderón, declarou em Villahermosa que "o México aceita a solidariedade e ajuda do mundo" para as vítimas da inundações. Calderón visitou Tabasco pela terceira vez para dar continuidade aos trabalhos de ajuda à população afetada.

Para receber doações, o governo mexicano abriu várias contas em bancos nos Estados Unidos, país que enviará 300.000 dólares aos desabrigados, informou à imprensa a porta-voz da embaixada americana no México, Judith Bryan.

Em Tabasco, que tem uma população de 2,1 milhões de habitantes, até a noite de sábado pelo menos 700 localidades dos 17 municípios do distrito continuavam inundadas, embora em Villahermosa o nível das águas tenha baixado ligeiramente, segundo as autoridades.

No estado de Chiapas (sudeste), vizinho de Tabasco, 30 municípios também sofrem inundações, devido ao transbordamento de 16 rios na sexta-feira. Nessa área, mais de 20.000 pessoas foram afetadas, além de outros 2.578 habitantes que tiveram de ser trasladados para 31 abrigos.

Em Veracruz (leste), cerca de 10.000 pessoas perderam suas casas com as enchentes e estão em abrigos montados pelo governo do distrito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]