Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Justiça

Detido suspeito de ofender Saddam

Bagdá – As autoridades iraquianas entregaram à Justiça um homem acusado de ter participado das humilhações verbais contra Saddam Hussein, instantes antes do enforcamento do ex-ditador, disse um funcionário na terça-feira.

Ali Al Dabbagh, porta-voz do governo iraquiano, disse que a investigação oficial concluiu que os incidentes ocorridos durante a execução em 30 de dezembro, e registrados clandestinamente em vídeo, deveriam ser atribuídos a um "comportamento individual".

Nos vídeos da execução, é possível ouvir Saddam sendo humilhado, aparentemente por xiitas presentes. Alguém grita o nome do clérigo radical Moqtada Al Sadr. "O governo descobriu a pessoa que fez isso", disse Dabbagh a jornalistas, referindo-se a quem xingou Saddam. "Essa pessoa foi entregue à corte. O governo não interfere no trabalho do Judiciário, e agora cabe à corte decidir." O porta-voz não identificou o suspeito nem explicou por que ele era a única pessoa sob investigação. De acordo com Dabbagh, "a gravação não foi um problema, e sim os gritos".

Ontem, o presidente iraquiano, Jalal Talabani, disse que gostaria que as execuções dos demais réus do caso Saddam Hussein fossem adiadas. "Na minha opinião, acho que temos que esperar ou atrasar as outras execuções para ver quais são as circunstâncias", ressaltou, sem dar mais explicações de seus motivos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.