Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
crise migratória

Dez mil imigrantes entram em apenas um dia na Áustria

Chanceleres de países do Leste europeu se reúnem nesta tarde em Bruxelas

Refugiado afegão busca abrigo em uma cabine de telefone para fugir da chuva em Atenas, Grécia | PAUL HANNA/REUTERS
Refugiado afegão busca abrigo em uma cabine de telefone para fugir da chuva em Atenas, Grécia (Foto: PAUL HANNA/REUTERS)

Milhares de imigrantes entraram na Áustria no fim de semana — dez mil somente no sábado (19) —, enquanto os líderes europeus pressionam por uma resposta unificada para a crise migratória. As autoridades austríacas esperam a chegada de mais refugiados provenientes da Hungria nesta segunda-feira.

Ministros das Relações Exteriores de quatro países do Leste europeu — Polônia, Hungria, República Tcheca e Eslováquia — vão se reunir à tarde em Bruxelas, dando início a uma semana de intensa atividade diplomática. Os chanceleres devem reafirmar a sua oposição ao pedido da Alemanha para uma distribuição mais uniforme dos imigrantes.

No dia seguinte, é a vez dos ministros do Interior da União Europeia (UE) se encontrarem. Há expectativa de que uma reunião extraordinária seja convocada para quarta-feira.

A crise expôs profundas divisões entre os Estados europeus. Enquanto a Croácia tem sido acolhedora com a chegada dos refugiados, o governo de extrema-direita húngaro fechou a fronteira do país com a Sérvia, erguendo uma cerca de arame farpado.

Na segunda-feira, o governo húngaro publicou um anúncio de página inteira no jornal libanês “An-Nahar”, segundo a agência AP, advertindo que os imigrantes que entrarem no país ilegalmente poderiam ser presos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.