
Ouça este conteúdo
A Gazeta do Povo fará uma cobertura exclusiva, diretamente de Roma, de todo o processo de escolha do novo papa. A partir do dia 5 de maio até o fim do conclave, o leitor receberá gratuitamente por e-mail relatos exclusivos – um diário pessoal, com a experiência de um jornalista católico no coração da Igreja. Este é um desdobramento adicional da cobertura completa do conclave feita pela Gazeta do Povo.
Marcio Antonio Campos vai relatar os bastidores, as emoções, o clima no Vaticano e as reflexões de fé durante esse momento decisivo para a Igreja Católica. Na Gazeta, Marcio escreve todas as terças-feiras uma coluna sobre temas que envolvem o catolicismo e também está à frente da coluna Tubo de Ensaio, que trata da relação entre ciência e fé. Para acompanhar o Diário do Conclave, deixe seu e-mail abaixo:
“Eu participei das coberturas da morte do papa João Paulo II e da eleição do Bento XVI, em 2005, pela Gazeta do Povo. Em 2013, quando o papa Bento XVI renunciou, eu coordenei o caderno especial que publicamos no último dia do pontificado dele, e também cobri a eleição do papa Francisco. Mas esta é a primeira vez que estou cobrindo um conclave em Roma”, conta o jornalista. “É uma honra e uma emoção muito grande trazer essas informações em primeira mão para nossos leitores”, destaca.
Vale destacar que durante o conclave, a programação do canal da Gazeta do Povo no YouTube terá participações diárias, direto de Roma, de Marcio Campos e do jornalista e apresentador Lucas Saba. Saba participará dos quatro programas diários da Gazeta no YouTube e entrará com boletins ao vivo e reportagens em vídeo tanto no canal quanto nas redes sociais do jornal.
Sobre o conclave
O conclave para eleger o sucessor do papa Francisco começará em 7 de maio, às 11h30 (horário de Brasília, 16h30 no horário local), com a entrada e o isolamento dos 133 cardeais eleitores na Capela Sistina do Vaticano.
A partir daí, o conclave terá início, com duas votações pela manhã e duas à tarde, até que um pontífice seja eleito com dois terços dos votos, o que será anunciado com a fumaça branca saindo da chaminé da Capela Sistina.
Atualmente, o Colégio de Cardeais é composto por um total de 252 cardeais, dos quais apenas 135 têm direito a voto por terem menos de 80 anos de idade, mas dois deles não participarão do conclave por motivos de saúde.