• Carregando...
Ditador de Cuba, Miguel Díaz-Canel.
Ditador de Cuba, Miguel Díaz-Canel.| Foto: (EPA) EFE

O ditador de Cuba, Miguel Díaz-Canel, disse, nesta terça-feira (22), ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, que seus países têm o mesmo inimigo.

"Tanto Rússia como Cuba estão sujeitas a sanções (...) que procedem e têm origem no mesmo inimigo, o império ianque, que também manipulou uma parte importante do mundo", declarou Díaz-Canel no início de sua reunião com Putin no Kremlin.

Diaz-Canel, que chegou à Rússia como parte de uma viagem internacional, descreveu as sanções contra os dois países como "injustas" e "arbitrárias".

"A Rússia sempre pode contar com Cuba", afirmou, declarando-se admirador da "liderança" do chefe do Kremlin.

Nesse sentido, enfatizou que o governo cubano sempre condenou as sanções impostas a Moscou pelo Ocidente devido à sua campanha militar na Ucrânia.

"Nosso primeiro compromisso tem sido continuar defendendo a posição da Federação Russa diante desse conflito que, entendemos, foi criado e tem sua origem lamentavelmente manipulada pelo governo dos Estados Unidos perante a opinião pública internacional", comentou Diaz-Canel.

Por isso, para evitar manipulações, pediu a divulgação do discurso de Putin em setembro, quando quatro regiões ucranianas foram anexadas à Rússia, que considerou “um pensamento muito bem estruturado”.

"Há muito tempo você vinha alertando o mundo que o avanço da Otan em direção às fronteiras russas era inadmissível. Os EUA manipularam aquela situação, tentaram encontrar na guerra, como sempre fazem nas guerras extraterritoriais (...), a possibilidade de emergir como o grande solucionador de problemas", declarou Diaz-Canel.

O dirigente cubano, que posteriormente se deslocará à Turquia e à China, transmitiu a Putin as saudações do ex-ditador de Cuba, Raúl Castro.

Por sua vez, Putin também lembrou que Moscou sempre se opôs ao embargo contra a ilha e apoiou seu governo em todos os tipos de situações no cenário internacional.

"Tudo isso é fruto da tradicional amizade que foi cimentada pelo camarada Fidel Castro", afirmou.

Putin defendeu ainda que os dois países reforcem a cooperação e lembrou que seus governos traçaram planos para o desenvolvimento das relações até 2030.

O governante russo, que inaugurou hoje uma estátua de Fidel Castro em Moscou, também recordou os encontros que teve com o líder revolucionário cubano entre 2000 e 2014.

“É o símbolo de toda uma época, a época do movimento de libertação nacional, do fim do sistema colonial e da criação dos nossos Estados independentes e soberanos na América Latina e na África”, opinou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]