Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aprovação no Parlamento

Em meio a disputa com Trump sobre Groenlândia, Dinamarca autoriza bases militares dos EUA no país

O rei dinamarquês, Frederico X, em visita à Groenlândia no final de abril (Foto: IDA MARIE ODGAARD/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

O Parlamento da Dinamarca aprovou nesta quarta-feira (11) um projeto de lei para autorizar que bases militares dos Estados Unidos sejam instaladas em solo dinamarquês, em um momento em que o presidente americano, Donald Trump, reafirma intenções de assumir o controle da Groenlândia, um território autônomo vinculado ao reino da Dinamarca.

Segundo informações da agência Associated Press, 94 parlamentares votaram a favor do projeto e 11 contra, e a lei segue agora para a sanção do rei dinamarquês, Frederico X.

O ministro das Relações Exteriores dinamarquês, Lars Løkke Rasmussen, afirmou que a Dinamarca poderá rescindir o acordo se os Estados Unidos tentarem anexar a Groenlândia.

A nova lei amplia um acordo militar anterior, firmado em 2023 com os Estados Unidos, que deu às tropas americanas amplo acesso às bases aéreas dinamarquesas no país europeu.

Os Estados Unidos já possuem uma base espacial na Groenlândia. Desde que voltou à Casa Branca, em janeiro, Trump tem reafirmado a intenção, que vem do seu primeiro mandato (2017-2021), de anexar a ilha por questões de segurança.

Entretanto, ainda não está claro se o republicano pretende fazer isso por meio de uma intervenção militar ou uma compra do território.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse em abril que se os moradores da Groenlândia quiserem ser independentes e “se afastar da Dinamarca”, os americanos estão “prontos” para oferecer “uma parceria”.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.