Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Líbia

Diplomata líbio deixa regime de Muammar Kadafi

Ali Treiki pediu demissão de suas funções oficiais, como conselheiro para Kadafi, mas não jurou lealdade aos rebeldes que lutam para derrubar o regime do ditador

O diplomata veterano líbio Ali Treiki pediu demissão neste domingo de suas funções oficiais, afirmaram fontes da Liga Árabe no Cairo. Treiki é o mais recente de uma série de autoridades a abandonar o regime de Muammar Kadafi.

Treiki, ex-ministro de Relações Exteriores e presidente da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) até dezembro de 2010, conversou hoje com o chefe da Liga Árabe, Amr Moussa, no Cairo, mas recusou-se a fazer qualquer comunicado à imprensa.

Ele pediu demissão de suas funções oficiais, como conselheiro para Kadafi, mas não jurou lealdade aos rebeldes que lutam para derrubar o regime do ditador líbio, disse uma fonte da Liga Árabe.

Treiki foi embaixador para a ONU até 2009, quando se tornou presidente da Assembleia da organização. Ele também foi embaixador da Líbia para a França, ministro de Negócios Africanos e ministro das Relações Exteriores em 1970 e em 1980.

Ele é o segundo funcionário de alto nível a demitir-se esta semana, após a deserção do ministro das Relações Exteriores e homem de confiança do regime de Kadafi, Mussa Kussa. Kussa chegou na Grã-Bretanha a partir da Tunísia na quarta-feira, num grande golpe para o regime líbio que enfrentava um ataque aéreo da coalizão ocidental apoiado por uma resolução da ONU que autoriza a proteção de civis por todos os meios. As informações são da Dow Jones.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.