Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
estados unidos

Diretor de campanha eleitoral de Trump se entrega ao FBI

Já havia uma expectativa de que Manafort seria acusado de envolvimento desde que agentes fizeram buscas na casa dele, em agosto

Paul Manafort, ao lado de Trump, durante campanha para presidência dos Estados Unidos | CHIP SOMODEVILLA/
AFP
Paul Manafort, ao lado de Trump, durante campanha para presidência dos Estados Unidos (Foto: CHIP SOMODEVILLA/ AFP)

O ex-diretor da campanha de Donald Trump à Presidência, Paul Manafort, se entregou na manhã desta segunda (30) ao FBI (polícia federal americana) após ter sido indiciado por Robert Mueller, que está à frente da investigação da agência sobre a influência russa nas eleições de 2016. Além de Manafort, foi indiciado também seu ex-sócio no Leste Europeu Rick Gates, que integrou a equipe nas eleições e ajudou a planejar a posse de Trump. 

Ainda não se sabe quais são as acusações contra Manafort e Gates, mas os indiciamentos são os primeiros sinais concretos de um possível conluio da campanha de Trump com os russos durante as eleições - o que o presidente nega. 

Leia também: Tudo sobre a investigação envolvendo Trump e Rússia

Havia uma expectativa de que Manafort, 68, fosse acusado de envolvimento desde que agentes do FBI fizeram buscas em sua casa em agosto. O lobista republicano entrou para a equipe de campanha de Trump em março de 2016, para tentar evitar que os delegados do partido não aceitassem apoiar a candidatura do empresário. 

Três meses depois, Manafort foi promovido a estrategista-chefe e diretor da campanha, ficando à frente de todas as operações. 

Em agosto, no entanto, ele deixou o posto após a imprensa americana revelar que ele teria recebido mais de US$ 12 milhões em remessas ilegais do partido do ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovitch, líder pró-Rússia deposto em 2014. 

O FBI já vinha investigando Manafort também por causa disso. 

O estrategista republicano, que trabalhou como consultor político de Yanukovitch, nega o pagamento.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.