• Carregando...

Uma vitória expressiva na Carolina do Sul, onde bateu o favorito Mitt Romney por 40,4% a 27,9%, ressuscitou a candidatura do ex-presidente Newt Gingrich, após resultados fracos em Iowa e em New Hampshire, e tornou decisiva a batalha pela Flórida, no próximo dia 31.

Desempenhos fulminantes nos dois debates de TV da semana passada foram decisivos para Gingrich, e os candidatos voltarão a debater na noite desta segunda-feira, na rede NBC, e na quinta-feira, na CNN.

Ao discursar na noite de sábado, em um hotel em Columbia, na Carolina do Sul, Gingrich procurou ser generoso com os adversários, especialmente com o ex-senador Rick Santorum, que chegou em terceiro lugar, com 17%, e agora pode exercer o papel de fiel da balança. O deputado texano Ron Paul chegou em quarto lugar, com 13%.

Recebido por seus fãs aos gritos de "Newt pode vencer", Gingrich foi direto ao ataque contra o presidente Barack Obama, a quem chamou novamente de o "presidente dos food stamps", uma espécie de vale-alimentação distribuído pelo governo federal. Usando a retórica agressiva que conquistou os eleitores da Carolina do Sul, Gingrich atacou "as elites de Washington e Nova York" e a mídia.

"O povo americano sente há mais de meio século que tem elites que vêm tentando nos forçar a desistir de ser americanos. As pessoas entenderam mal o que aconteceu aqui (na Carolina do Sul). Não é que eu seja um bom debatedor, a questão é que eu articulo os mais profundos valores do povo americano", disse Gingrich, sob aplausos.

O ex-presidente da Câmara, que ganhou notoriedade nos anos 90 por comandar a fracassada campanha de impeachment contra o presidente Bill Clinton (1993-2001), chamou Obama seguidamente de "radical" e "socialista", repetindo a tática vitoriosa dos debates.

"Ele toca a corda do ressentimento como Yo-yo Ma toca o violoncelo", disse o estrategista republicano Steve Schmidt, que trabalhou na campanha de John McCain em 2008.

Romney também criticou Obama no discurso em que reconheceu a derrota, mas começou a partir para o ataque contra Gingrich, ainda que evitando citá-lo nominalmente.

"Não podemos ter um candidato que não tenha experiência no mundo dos negócios nem tenha governado um estado", disse Romney, atingindo, com a mesma pedrada, também Santorum e Paul.

Para 49% dos eleitores que participaram das primárias republicanas na Carolina do Sul, no entanto, Gingrich é quem tem a experiência certa. E 51% disseram que ele tem a maior chance de derrotar Obama, contra 37% que apontaram Romney como o mais preparado para vencer.

Com mais de 18 milhões de habitantes e forte presença de imigrantes latinos, o eleitorado da Flórida é considerado menos conservador e menos religioso do que o da Carolina do Sul e outros estados sulistas, mas lá a eleição é restrita aos eleitores registrados como republicanos, sem a participação de independentes. Segundo as pesquisas agregadas pelo site Real Clear Politics, Romney tem 30% na Flórida, contra 21,8% de Gingrich e 14,3% de Santorum e Ron Paul. O estado elegerá 50 delegados, na regra de "winner takes all", ou seja, o vencedor leva todos os delegados. A seção da Flórida do Partido Republicano já havia sido punida com a perda de metade dos delegados por ter antecipado a data de sua primária para janeiro, e decidiu ignorar a regra que mandava distribuir os delegados proporcionalmente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]