• Carregando...

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou nesta segunda-feira (29) que governo americano adotou medidas severas para impedir a importação de lagostas do Brasil com peso abaixo do permitido. Dois distribuidores de lagosta de Miami - Milton L. Mecozzi Sr. e Milton L. Mecozzi, Jr. - foram acusados individualmente pelo Departamento de Justiça dos EUA, em 18 de dezembro, por suposto envolvimento em um esquema de importação de lagostas do Brasil e das Bahamas abaixo do limite de peso permitido por lei.

O Brasil e as Bahamas são os dois maiores exportadores mundiais da Lagosta Vermelha (Panulirus argus), e os Estados Unidos são o maior importador desse fruto do mar. Para evitar a extinção das lagostas, o Brasil e outros países aprovaram medidas de conservação que determinam limites de tamanho e de peso para a pesca. Importação de lagostas abaixo do peso permitido viola lei brasileira.

De acordo com a Embaixada dos EUA, os dois distribuidores de frutos do mar de Miami foram acusados de violar a Lei Federal Lacey, o que pode acarretar em sua possível prisão de até cinco anos por cada uma das duas violações. Ambos também estão sujeitos a multas por crimes que podem chegar a até US$ 250 mil para cada um, ou o dobro dos lucros obtidos por meio da conduta criminosa.

Alexander Acosta, procurador dos Estados Unidos para o Distrito Sudeste da Flórida disse que o julgamento deverá ser severo.

"O escritório do procurador dos EUA vai julgar esses casos de forma severa para ajudar a proteger nosso meio ambiente e nossas espécies ameaçadas daqueles que pretendem explorar nossos recursos naturais para obter lucros ilícitos", declarou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]