• Carregando...
Nursultan Nazarbayev, ditador do Cazaquistão
Nursultan Nazarbayev renuncia após quase 30 anos no poder | Foto: VIKTOR DRACHEV / AFP| Foto:

Nursultan Nazarbayev, único líder do Cazaquistão desde o fim da era soviética, renunciou nesta terça-feira (19) depois de quase três décadas no poder.

Nazarbayev, de 78 anos, liderou a nação da Ásia Central, rica em petróleo, desde 1990, após sua independência da União Soviética.

"Eu tomei a decisão de terminar meu mandato como presidente", disse Nazarbayev em um discurso televisionado, sem dar motivo para a decisão.

Nazarbayev herdou um dos maiores arsenais nucleares do mundo após o colapso da União Soviética, mas desmantelou as armas em poucos anos após tomar o poder.

Leia também: Os 10 ditadores que estão há mais tempo no poder

É um dos atores mais importantes na frágil geopolítica da Ásia Central, equilibrando a influência da Rússia, da China e do Ocidente. O governante autoritário também enfrentou um ambiente doméstico cada vez mais fluido, com uma crescente população étnica cazaque desenvolvendo sua identidade nacional pós-soviética.

Nazarbayev continuará sendo uma força política no do Cazaquistão. Ele planeja permanecer como chefe do conselho de segurança do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]