• Carregando...
Ditador da Síria, Bashar al-Assad, acena para a multidão em Damasco | LOUAI BESHARA/AFP
Ditador da Síria, Bashar al-Assad, acena para a multidão em Damasco| Foto: LOUAI BESHARA/AFP

A agência de notícias estatal da Coreia do Norte afirmou neste domingo que o ditador da Síria, Bashar Assad, está interessado em visitar a Coreia do Norte e encontrar o líder Kim Jong Un. Um relatório da KCNA aponta que Assad fez os comentários em 30 de maio enquanto recebia as credenciais do embaixador norte-coreano. 

 Assad teria dito: "Eu vou visitar a Coreia do Norte e conhecer Kim Jong Un." Não há indicação de que tal viagem tenha sido planejada.  De acordo com a CNN, se a visita se confirmar será o primeiro líder mundial a visitar Kim em Pyongyang.

O relatório também citou Assad dizendo que ele tinha certeza de que Kim iria "alcançar a vitória final e realizar a reunificação da Coreia". 

Leia mais: ï»¿Por que Trump não pode simplesmente tirar Assad do poder?

Segundo o jornal americano Wall Street Journal, a Síria e a Coreia do Norte tem ligações bem próximas. Assad e Kim são frequentemente citados em conjunto na imprensa norte-coreana, trocando cumprimentos nas datas nacionais dos dois países.

Especialistas apontam que os dois países podem ter uma cooperação próxima em assuntos relacionados a armas de destruição de massa, como as químicas. Em fevereiro, investigadores das Nações Unidas concluíram que a Coreia do Norte embarcou 50 toneladas em insumos para a Síria, com o objetivo de serem utilizados em uma instalação que, supostamente, seria um fábrica de armas químicas

 O governo da Síria não respondeu imediatamente a um pedido de comentário no domingo. O relatório foi divulgado num momento em que a atenção está concentrada na cúpula de 12 de junho entre Kim e o presidente dos EUA, Donald Trump.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]