Um documentário produzido por um grupo conservador norte-americano, que será apresentado no Capitólio na próxima semana, mostra o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, como uma ameaça aos Estados Unidos e à segurança nacional.
O vídeo, chamado "Crises nas Américas", foi financiado pela instituição conservadora American Security Council Foundation, que disse tentar informar os norte-americanos sobre as ameaças à segurança nacional, segundo um comunicado divulgado nesta terça-feira pela organização.
O filme tenta mostrar Chávez, inimigo das políticas de Washington, como alguém que tem "conexões terroristas" e que é "uma ameaça para os Estados Unidos", acrescenta a nota.
"O documentário revela trechos pouco divulgados sobre a crise que avança na América do Sul, incluindo o controle de Hugo Chávez sobre os meios de comunicação, sua boa relação com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e como a Venezuela se transformou em um porto seguro para terroristas", diz o comunicado.
Chávez tem acusado Washington de ter apoiado um golpe fracassado contra seu governo em 2002, que o tirou do poder por 48 horas.
Opiniões de parlamentares conservadores dos EUA, como os republicanos Connie Mack e Lincoln Diaz-Balart, aparecem no vídeo, que será apresentado ao Congresso em 26 de setembro, relatou o comunicado.
Deixe sua opinião