• Carregando...

Documentos revelados pelo site Wikileaks nesta terça-feira (30) mostram que o governo americano considera o Itamaraty como um adversário, com inclinações antiamericanas. O ex-embaixador americano no Brasil Clifford Sobel diz em um dos documentos, que ?a atual administração de centro-esquerda tem evitado cuidadosamente uma cooperação próxima em assuntos policiais e militares importantes para nós e tem se mantido à distância na maioria dos assuntos relacionados à segurança?.

Em outro despacho, ele escreve que ?a dificuldade é mais aparente no MRE [Ministério das relações Exteriores], que tem uma inclinação antiamericana e impede a melhora nas relações entre o Departamento de Defesa e o Ministério de Defesa brasileiro?.

Segundo o site, os textos ainda mostram que "o ministro da Defesa, Nelson Jobim, mantinha uma relação próxima com o antigo embaixador americano Clifford Sobel, que deixou o cargo no começo deste ano - a ponto de confidenciar sua irritação com o Ministério de Relações Exteriores".

Sobel também diz que o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, tem uma ?obsessão? em conseguir um assento no conselho se segurança da ONU.

Segundo o site, "os documentos da embaixada de Brasília fazem parte de um conjunto de 2.855 telegramas da representação americana no Brasil que serão publicadas nas próximas semanas pelo WikiLeaks".

Tumor em Evo Morales

Outro texto, de janeiro de 2009, relata que Jobin contou a Sobel que o presidente boliviano, Evo Morales, estaria com um tumor no nariz. A informação teria sido confirmada em uma reunião com o presidente Lula, em La Paz. O presidente brasileiro teria oferecido tratamento em São Paulo.

Na época, Morales fez uma cirurgia, supostamente para curar uma sinusite aguda.

Confira um videocast sobre o Wikileaks:

Mensagens expõem estratégia americana no Brasil

EUA identificaram oportunidades de contar com apoio militar do Brasil, mas fizeram ressalvas quanto a submarino nuclear

+ VÍDEOS

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]