Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Doença castiga as regiões mais pobres

Buenos Aires (EFE) — A doença de Chagas é muito comum em áreas rurais do Brasil, da Argentina e de outros países sul-americanos. O barbeiro, que transmite a doença, vive em casas de pau-a-pique em regiões normalmente habitadas pela população mais pobre dessas nações. Por conta disso, laboratórios privados demonstram pouco interesse em desenvolver remédios para o mal de Chagas.

"A doença de Chagas ocorre do sul dos EUA à Argentina. No Brasil também é muito importante. É transmitida em áreas rurais e por transfusões de sangue. Nos Estados Unidos, apareceu por meio dos imigrantes infectados com Tripanossoma cruzi", explica o professor de Química da Universidade de Buenos Aires (UBA), Juan Bautista Rodríguez, que pesquisa a cura da doença.

Quando um barbeiro infectado com um Tripanossoma cruzi pica uma pessoa para se alimentar de sangue, excreta seus sedimentos contaminados com o parasita perto da ferida. A pessoa picada pode se coçar, e o parasita, dessa forma, entra no sistema circulatório. Uma vez dentro do organismo, ele invade determinados órgãos (coração, intestinos, etc), nos quais se prolifera.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.